Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Caldeiraria feita para facilitar nossas vidas

 Feito para facilitar ou dificultar nossas vidas?


 Neste blogue você vai poder tirar duvidas sobre os mais variados traçados de caldeiraria, dobras e desenvolviento de chapa.
 Para algumas empresa é mais relevante contratar um candidato que tenha noção em caldeiraria, simplesmente por fins financeiros. Claro que tudo em seu devido lugar, pois um mecânico com noções básicas não substitui um caldeireiro.
  Com uma simples noção de desenvolvimento, você verá que a caldeiraria veio para fins de facilitar e "muito" nossas vidas. Através dela conseguimos reduzir e muito o tempo de confecção de uma peça.
 Ex: CURVA DE GOMO:  Seria horas e horas "sangrando" (perfilando) um tubo até chegar o grau e divisão necessária para confecção da mesma.
 Sendo assim com o desenvolvimento através da caldeiraria em aproximadamente vinte e cinco minutos você terá um molde para confeccionar tanto uma (01) como em escala.
 Para ajudar esses candidatos queiram ter essa noção básica em caldeiraria, estarei postando aqui as mais simples, no entanto utilizadas por um caldeireiro, tudo bem simples e simplificado, se preciso, estarei aqui tirando dúvidas.


 Existem várias foras de traçar uma peça, estarei aqui usando o traçado normal, utilizando mais a trigonometria, primeiro vamos aprender a dividir uma circunferência.


 DIVISÃO DE UMA CIRCUNFERÊNCIA


 *** DOZE PARTES ***

 *Para quem quer ou precisa de agilidade, prefira o traçado com doze partes, simplesmente por ser mais rápido e prático...

 Trace uma reta horizontal com um ponto ao centro, e outra reta na vertical com ajuda de um esquadro, de forma que as mesma fiquem unidas ao centro, em seguida abra o compasso com o raio desejado e trace a circunferência. Mantendo a mesma abertura do compasso, na extremidade da reta horizontal, comece a dividir a circunferência, no total dará seis partes iguais.
  Em seguida no cruzamento da linha vertical com a circunferência, você tornará a dividir a mesma com o compasso na abertura do raio, no total final dará as dose partes sem fazer nenhuma conta.

NOTA: Boa parte dos traçados de caldeiraria depende desta divisão. Podendo também ser dividido em mais partes.
Ex: 16,24,32 e até 64 partes, sempre variando com a precisão da peça. Lembrado que quanto mais partes forem divididas mais perfeição e mais tempo parar desenvolver.


Para se aprender caldeiraria teremos que ter alguns requisitos:
* Primeiro: muita força de vontade;
* Segundo: persistencia e dedicação;
* Terceiro: uma boa matemática;


Sendo assim, aguardo vocês...





20 comentários:

  1. Ola Alexandre,muito bom essas dicas;mas se puder passar algum email com fotos,traçados e matematica aplicada eu agradecerei muito.Fiz um curso de caldeireiro mas meu indice de entendimento ainda e baixo,procuro ver um pouco mais pela internet sem muitos resultados.Meu email é:lucas_braz.lima@hotmail.com Se puder me ajudar eu te agradeço muito.Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá lucas, posso lhe ajudar sim.
    estou lhe emviando um email com alguns de meus trabalhos...
    Estarei postando mais dicas até o fim de fevereiro, meu video no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=OeYUJP5Z-dE
    abarço!!!

    ResponderExcluir
  3. Para todos, não achou o que está procurando!
    Deixe aqui sua dificuldade e email...
    apartir de março, poderei desenvolver peças pelo AutoCad (DWG) para tirar dúvidas...
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito ótima as informaçõesestou interessado em obter mais informações..agrgadeço e que Deus continue lhe abençoando paabens.. meu E-mail:
    locutormoises@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Valeu Moises Tavares!... Estou na reconstrunção da "BRF Foods" em Nova Mutum após o incêndio que queimou cerca de 50% do frigorífico no dia 06/03/2011 e ao retornar a minha residência estarei postando nóvas dicas, abraços a todos que me sigão no Blog....

    ResponderExcluir
  6. oi galera obrigado por esse espaço legal p/ tira nossas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ewerton...
      Caldeiraria é simplesmente fantastico!!!

      Excluir
    2. Trabalhando e muito....
      Novos desafios em minha vida "Departamento de projetos" está utilizando bastante do meu tempo.
      As vezes não consigo dar sinal de vida...
      -Más estou aqui...

      Excluir
  7. Oi tudo bem, quero ver se pode me ajudar, a traçar uma curva de gomo, sendo ela de qualquer medida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preparando uma postagem sobre curva de gomo.
      Brevemente estarei postando aqui...

      Excluir
  8. Olá Alexandre, meu nome é Luiz, faço o curso de Caldeiraria, na FAETEC, no Rio de Janeiro, e gostaria que você me passasse se possível via email, alguns trabalhos e dicas, principalmente de cilindro com derivações a 45° e 90°. Desde já agradeço. Meu email é luizvicente.demoraes@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  9. Olá Alexandre, muito interessante seu blog, e a sua disposição em ajudar. Se puder me enviar um e-mail com alguns trabalhos seus ficaria muito grato. e-mail, (miltonjuniorpm@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilton, será um prazer em ajudar.
      Estou lhe enviando alguns de meus trabalhos...
      Abraço!!!

      Excluir
  10. olá alexandre gostei muito, da sua esplicação ver só estou entrando agora a pouca tempo na caldeiraria, na base de ums tres anos; mas como pode ver tenho muito quer aprender com vç tanto como na circurferencia como em outras areas, pode me ajudar. e também em calculos pra caldeiraria. e trasados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Caldeiraria funciona através de uma lógica, no qual estou preparando uma postagem especial...
      Deixe seu e-mail que lhe avisarei quando estiver pronta.

      Excluir
  11. olá alexandre, pode me ajudar estou precisando de dicas como trasado e cauculos de caldeiraria, e muito mais e que sou novo na area tenho muito quer aprender, com vç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preparando uma postagem sobre a lógica da caldeiraria...
      Em breve estarei postando aqui...
      Abraço!!!

      Excluir
  12. olá gostei do seu bloger e das dicas gostaria de reçeber alguns tracados seus, e alguns calculos de matematica aplicada em cada traçado

    meu email é

    ferdinando.picheli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ola me chamo Afonso, gostei muito do seu blog, gostaria de tirar uma duvida com você, pelo visto vc tem muita esperiencia, trabalho a 4 anos em uma caldeiraria, sou caldeireiro, e gostaria de saber quais sao as qualificaçoes de um caldeireiro, desde ajudante ate o ultimo patamar.... se vc puder me responder estarei grato. obrigado!
    meu E-mail e the_unforgiven_18@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postem suas dúvidas entre outros....