Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Redução Excêntrica

Redução Excêntrica
parte I

"Desenvolvendo sua vista planta"
 
Vamos desenvolver uma redução bastante utiliza, que diríamos, excêntrica sendo um lado paralelo, podendo variar conforme sua necessidade.

 
Vamos lá....

 
Vamos dar medidas a nossa peça:

 
Diâmetro Maior (D) = 120mm
Diâmetro menor (d) = 70mm
Altura (h) = 80mm

 
Conforme a figura....

 
Fig:1
 
Primeiro vamos desenhar as extremidades deste desenho, com isso vamos desenvolver a vista plana de nossa peça, em seguida vamos desenhar a vista superior.
 
 
Fig:2

 
Como chegamos a este desenho?
È bem simples!

 
Dividimos as duas circunferência em dose partes, que neste caso a circunferência maior deu 31mm e a menor deu 18mm, em seguida numere uma circunferência em letras e a outra em numero e interligando as por meio de retas.
Veja no detalhe da figura com vista superior:

 

 
Fig:3

 

 
Em seguida, Vamos intercalar as linhas por meio de retas, de modo que no sentido numero/letra, avance uma letra mantendo as já existentes.

 
como na próxima figura:
Fig:4
 
Vejamos com ficou.
A1, 1B, B2, 2C, C3, 3D, D4, 4E, E5, 5F, F6, 6G, e por ultimo G7.
Veja : como nossa peça é regular variando apenas o deslocamento (excêntrica), bastaria desenhar somente a metade que não haveria erro algum, neste caso as duas bases são paralelas.
 
Partindo para o desenvolvimento
 
Vamos abrir nossa peça....
 
Primeiro vamos entender a próxima figura, que só parece complicada más vocês, vão ver que  não é nem um bicho de sete cabeça!!!
 
Fig:5
 
 
 Simplesmente vocês vão traçar uma reta horizontal no sentido de X a Y sem medidas apenas para ser utilizada como esquadro.
 Na extremidade da reta horizontal, no ponto X você vai traçar uma reta vertica com a altura de sua peça, que neste caso é de 80mm. Em seguida pegue as medidas conforme expliquei na fig:4 - A1, 1B, B2...etc e jogue na reta X-Y no sentido X para Y, para que vc possa achar a verdadeira grandeza, que aqui está representada pela letra (h).

Veremos que com um pouco de atenção, facilmente vc conseguiram desenvolver esta vista planta desta peça....

A edição do vídeo desta peça está em fase de acabamento....

Abraços!!!...